Tudo o que a sua marca precisa saber para se comunicar de forma ética e abrangente.
Tudo o que a sua marca precisa saber para se comunicar de forma ética e abrangente.
A ideia de que o marketing e a comunicação podem ser catalisadores de regeneração, diversidade, equidade, inclusão e pertencimento é a essência da Ecomunica. Inovamos ao incorporar treinamentos técnicos em acessibilidade e inclusão à rotina de todas as pessoas colaboradoras com o objetivo de criar conteúdos acessíveis e inclusivos.
Nessa caminhada aprendemos com muitas empresas e profissionais, entre elas, a Integra Diversidade, que se tornou uma grande parceira. Juntas, decidimos criar este manual que é o resultado de 20 anos de estudo, treinamentos e cases de sucesso construídos por profissionais das duas organizações.
A ideia de que o marketing e a comunicação podem ser catalisadores de regeneração, diversidade, equidade, inclusão e pertencimento é a essência da Ecomunica. Inovamos ao incorporar treinamentos técnicos em acessibilidade e inclusão à rotina de todas as pessoas colaboradoras com o objetivo de criar conteúdos acessíveis e inclusivos.
Nessa caminhada aprendemos com muitas empresas e profissionais, entre elas, a Integra Diversidade, que se tornou uma grande parceira. Juntas, decidimos criar este manual que é o resultado de 20 anos de estudo, treinamentos e cases de sucesso construídos por profissionais das duas organizações.
Desejamos que ele seja um material de inspiração e consulta na jornada rumo a uma comunicação mais ética, inclusiva e acolhedora para muitas empresas e profissionais de marketing e comunicação.
Desejamos que ele seja um material de inspiração e consulta na jornada rumo a uma comunicação mais ética, inclusiva e acolhedora para muitas empresas e profissionais de marketing e comunicação.
Queremos que este manual guie milhares de pessoas em busca da sua própria evolução sobre o tema, lembrando que nunca teremos 100% de conhecimento e capacitação. Este documento deve - e será - atualizado periodicamente para que novas discussões e orientações nos permitam avançar ainda mais nesta jornada que iniciamos agora.
Elaboramos todo o conteúdo a seguir com muito cuidado e atenção para que ele seja, de fato, o ponto de partida para uma nova forma de compreender a comunicação, nossa língua, nossas escolhas de discurso e produção de significados.
Queremos que este manual guie milhares de pessoas em busca da sua própria evolução sobre o tema, lembrando que nunca teremos 100% de conhecimento e capacitação. Este documento deve - e será - atualizado periodicamente para que novas discussões e orientações nos permitam avançar ainda mais nesta jornada que iniciamos agora.
Mesmo com mais de 100 páginas, sabemos que não abrangemos tudo, pois as necessidades de inclusão e acessibilidade de cada pessoa são únicas. Por isso, nossa ideia foi trazer um ponto de partida de boas práticas para empresas e profissionais que se comprometem com o futuro.
O que você vai aprender?
O que você vai aprender?
Contexto, representatividade, acessibilidade, quebra de estereótipos, linguagem e verdade.
Boas práticas para deixar suas redes sociais acessíveis e inclusivas
Uso de audiodescrição, texto alternativo, linguagem inclusiva e muito mais.
Apoio Institucional:
Apoio Institucional:
Manual Evolutivo de Comunicação Inclusiva 2024 - Ecomunica e Integra Diversidade
Manual de Comunicação Inclusiva Ecomunica & Integra 2024